Search

Mostra fica em cartaz até o dia 11 de setembro no Cine e de lá segue para a UnB, onde são exibidos filmes até o dia 15 de setembro de 2023

Cine Brasília realiza duas sessões da animação A Ilha dos Ilús para o projeto Territórios Culturais dia 12 de setembro, que provê transporte para levar e buscar estudantes da rede pública de ensino, para os quais os ingressos são gratuitos 

Também no dia 12, cinema exibe sessão especial de Bora? Bora!, filme sobre juventude e homossexualidade dirigido por Gabriel Farias

 

Desde o dia 5 de setembro, o Cine Brasília exibe a 12ª edição da Mostra Ecofalante de Cinema, um dos mais destacados eventos audiovisuais para questões socioambientais. Com entrada franca para todas as sessões, mais de 37 filmes são exibidos no Cine Brasília até dia 11 de setembro, e a programação segue com sessões nos anfiteatros 9 e 10 da Universidade de Brasília.

Na quinta-feira, dia 7 de julho, são destaques da mostra Vento na Fronteira de Laura Faerman e Marina Weis, lançado em 2022, sobre a resistência feminina de uma comunidade indígena frente ao agronegócio na fronteira do Brasil com o Paraguai, e A Invenção do Outro de Bruno Jorge, também lançado em 2022 e premiado como Melhor Filme do Festival de Brasília do Cinema Brasileiro e na Mostra de Cinema de Tiradentes naquele ano. O longa traz um dos últimos registros do indigenista Bruno Pereira – morto em 2022 ao lado de Dom Philips por questões ligadas ao direito à terra indígena e ao combate ao garimpo ilegal – para estabelecer os primeiros contatos com grupos indígenas isolados em estado de vulnerabilidade.

Na sexta-feira, dia 8, são destaques Amazônia, a nova Minamata?, mais recente longa do cineasta Jorge Bodanzky sobre a luta do povo Munduruku contra o garimpo que contamina seus rios e alimentos, e O Sonho Americano e Outros Contos de Fadas, filme da sobrinha-neta de Walt Disney e ativista Abgail Disney e Kathleen Hughes, sobre a crise da desigualdade americana. No sábado, 9, a produção estadunidense Filhos do Katrina, de Edward Buckles Jr., e a coprodução EUA-Quênia Free Money, dirigida por Lauren DeFilippo e Sam Soko se destacam, o primeiro por investigar os limites da devastação ambiental com os prejuízos deixados pelo furacão Katrina, que devastou New Orleans em 2005, e o segundo por abordar as consequências de um experimento socioeconômico de renda básica universal (RBU) na aldeia queniana de Kogutu.

No domingo, 10, os longas Exu e o Universo, de Thiago Zanato, e Amor e Luta em Tempos de Capitalismo, de Basile Carré-Agostini, ganham destaque na tela do cinema. O título brasileiro trata da descolonização do pensamento e fortalecimento do legado Iorubá pelo mundo. Já o francês conta a história de um casal de sociólogos especialistas há mais de cinco décadas em temáticas da desigualdade frente ao acúmulo dos ultra-ricos. E na segunda-feira, 11, último dia de Ecofalante no Cine Brasília, são destaques o brasileiro No Vazio do Ar de Priscilla Brasil, sobre a precariedade das vias aéreas que ligam a Amazônia, e o inglês A Máquina do Petróleo de Emma Davie, sobre a influência deste poluente na economia e história do Reino Unido. A programação completa da mostra no Cine Brasília e na UnB pode ser vista em https://ecofalante.org.br/

 

SESSÃO TERRITÓRIOS CULTURAIS

Mensalmente o Cine Brasília recebe duas sessões especiais do projeto Territórios Culturais, uma parceria entre as Secretarias de Educação e de Cultura e Economia Criativa que leva crianças e adolescentes a apresentações e sessões em equipamentos culturais do DF, com ônibus gratuitos para transporte dos grupos. Nas sessões deste mês apresenta-se a pré-estreia exclusiva de A Ilha dos Ilús, uma animação de Paulo G. C. Miranda sobre “o lugar de onde vêm os animais antes de ganhar vida terrestre”. As sessões são gratuitas apenas para escolas selecionadas em setembro, mas o público em geral também pode assistir ao preço de R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia).

 

SESSÃO ESPECIAL E SESSÃO ACESSÍVEL

Nesta semana de programação de mostra, o Cine Brasília ganha também uma sessão especial do média-metragem Bora? Bora! de Gabriel Farias, lançado em 2023. O filme narra a vivência e as particularidades de três amigos LGBTQIAPNB+ entediados com o fim da faculdade que saem pela estrada sem destino. A exibição tem entrada franca e acontece no dia 12 de setembro, às 19h. Na quarta-feira, dia 13, o Festival de Cinema Acessível Kids, originário de Porto Alegre, realiza uma sessão com todos os recursos de acessibilidade disponíveis em tela para exibição do clássico infantil Meu Malvado Favorito, às 10h. Na parte da tarde, o cinema estará fechado para manutenção. 

 

SERVIÇO – CINE BRASÍLIA
Endereço: Asa Sul Entrequadra Sul 106/107 – Brasília, DF, 70345-400.
Informações pelo WhatSApp: 61 99878-2198 ou contato.cinebrasilia@gmail.com
Ingressos à venda na bilheteria ou pelo link: ingresso.com/cinema/cine-brasilia

 

PROGRAMAÇÃO DO CINE BRASÍLIA 07 A 13/09/2023

 

QUINTA-FEIRA, 07/09
10h – Mostra Ecofalante: A Viagem do Príncipe (sessão infantil)
15h – Mostra Ecofalante: Mulheres na Conservação (sessão com acessibilidade – closed captions)
16h10 – Mostra Ecofalante: Aquí en la Frontera
18h – Mostra Ecofalante: Vento na Fronteira
19h40 – Mostra Ecofalante: A Invenção do Outro

SEXTA-FEIRA, 08/09
10h – Mostra Ecofalante: Meu Nome É Maalum (8′) + Vanille (31′) +  Aurora – A Rua que queria ser rio (10′) + Crescer Onde Nasce o Sol (13′) (sessão infantil)
15h30 – Mostra Ecofalante: Parceiros da Floresta
16h45 – Mostra Ecofalante: Lixo Fora de Lugar
18h50 – Mostra Ecofalante: O Sonho Americano e Outros Contos de Fada
20h40 – Mostra Ecofalante: Amazônia, A Nova Minamata

SÁBADO, 09/09
10h – Mostra Ecofalante: A Viagem do Príncipe (sessão infantil)
15h – Mostra Ecofalante: Amianto: Crônica de um Desastre Anunciado
16h50 – Mostra Ecofalante: Free Money
18h30 – Mostra Ecofalante: Filhos do Katrina
20h20 – Mostra Ecofalante: I Heard It through the Grapevine

DOMINGO, 10/09
10h – Mostra Ecofalante: Meu Nome É Maalum (8′) + Vanille (31′) +  Aurora – A Rua que queria ser rio (10′) + Crescer Onde Nasce o Sol (13′) (sessão infantil)
15h – Mostra Ecofalante: A Viagem do Príncipe (sessão infantil)
16h45 – Mostra Ecofalante: Girl Gang
18h45 – Mostra Ecofalante: Amor e Luta em Tempos de Capitalismo
20h40 – Mostra Ecofalante: Exu e o Universo

SEGUNDA-FEIRA, 11/09
16h – Mostra Ecofalante: Chão de Fábrica (24′) + Quem de Direito (21′) + Paulo Galo: Mil Faces de um Homem Leal (19′)
18h30 – Mostra Ecofalante: No Vazio do Ar
20h30 – Mostra Ecofalante: A Máquina do Petróleo

TERÇA-FEIRA, 12/09
10h – Sessão Territórios Culturais: A Ilha dos Ilús
14h – Sessão Territórios Culturais: A Ilha dos Ilús
19h – Sessão Especial: Bora? Bora!

QUARTA-FEIRA, 13/09
10h – Festival de Cinema Acessível Kids: Meu Malvado Favorito
Tarde – cinema fechado para manutenção

 

Curtiu a programação?  Acompanhe os horários no site e aproveite para assistir importantes obras do audiovisual ao longo da semana. Desde 2022, a casa do cinema brasileiro possui uma nova gestão compartilhada entre a OSC Box Cultural e a Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal. O espaço cultural segue sob a direção geral de Sara Rocha e curadoria de Sérgio Moriconi.

📲 Siga o Cine Brasília no Instagram.

Precisa de ajuda?