Gestão se destacou por exibir 416 longas-metragens em mais de 2 mil sessões, atraindo mais de 91 mil espectadores

A programação diversificada apresentou filmes de 52 países e mais de 30 idiomas

 Iniciativas bem-sucedidas, incluindo a Chamada Pública para seleção de curtas-metragens e melhorias estruturais, contribuíram para uma experiência cinematográfica inclusiva

Está na reta final a jornada de 18 meses de gestão compartilhada do Cine Brasília, iniciada em agosto de 2022 pela Organização da Sociedade Civil (OSC) Box Cultural junto da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal (Secec). Este período, marcado por conquistas notáveis e uma visão inovadora para o cenário cinematográfico local, encerra-se com o balanço de realizações expressivas.

Durante um ano e meio, o Cine Brasília não apenas exibiu, mas celebrou um total de 416 longas-metragens em mais de 2 mil sessões, atraindo uma significativa  audiência de 91.309 espectadores. A aposta em valores como acessibilidade, diversidade e inovação foi evidente em todas as atividades, desde a organização e cuidadosa curadoria dos filmes até a facilitação de 106 mostras, festivais e sessões especiais, além de 15 estreias e pré-estreias exclusivas.

A diversidade cinematográfica foi uma característica ímpar durante esse período no Cine Brasília. Ao todo, a programação exibiu filmes provenientes de todos os continentes – África, América, Ásia, Europa e Oceania. A tela do Cine proporcionou aos espectadores um mergulho nas produções cinematográficas de pelo menos 52 países, apresentando uma variedade linguística com mais de 30 idiomas.  Alguns dos países que marcaram presença nesse período incluem Alemanha, Argentina, Canadá, Chile, Colômbia, Cuba, Espanha, Estados Unidos, França, Irã, Itália, Japão, México, Nigéria, Países Baixos, Portugal, Rússia, Senegal, Suíça, Uruguai, Reino Unido, África do Sul, entre outros.

Alguns eventos fizeram história nessa gestão com uma forte presença do público em sessões com a sala lotada. Dentre essas noites marcantes estão as pré-estreias do longa Retratos Fantasmas, do cineasta pernambucano Kleber Mendonça Filho, e Tia Virgínia, de Fábio Meira, ambas com presença dos diretores. Outro sucesso de público foi a sessão acessível e gratuita de Marte Um, de Gabriel Martins, com recursos de libras, legendas e audiodescrição projetados na tela e sala à meia luz e som mais baixo para pessoas com espectro autista.

Também marcou história no Cine a exibição inédita e remasterizada do “Deus e o Diabo na Terra do Sol”, um clássico dirigido por Glauber Rocha, em comemoração ao Dia Nacional do Cinema. A cineasta e pesquisadora Paloma Rocha, filha de Glauber, e o produtor Lino Meireles estiveram à frente do trabalho de restauração e também marcaram presença para um debate sobre todo esse processo. O evento contou ainda com a presença da Ministra da Cultura Margareth Menezes.

As mostras também foram um grande destaque, atraindo um número expressivo de espectadores. A Mostra-Debate Cinemas Negros, celebrando o mês da Consciência Negra, e a mostra “A Cinemateca é Brasileira”, ambas realizadas em novembro de 2023, foram especialmente marcantes, contribuindo para a diversidade e riqueza cultural das exibições.

CINE BRASÍLIA: UM ESPAÇO DE EXIBIÇÃO PARA CURTAS-METRAGENS NACIONAIS

Uma das iniciativas de sucesso foi a Chamada Pública para a seleção de curtas-metragens, com 442 inscritos e 47 produções do DF e mais 14 estados brasileiros exibidos em sessões regulares. A ação aprimorou a experiência cinematográfica do público, que passou a desfrutar, semanalmente, de um curta nacional antes da projeção de um longa-metragem. A diversidade geográfica e cultural foi o ponto alto dessa seleção, que abraçou as produções cinematográficas das cinco regiões do país, contemplando obras do DF, Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Espírito Santo, Ceará, Bahia, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Rondônia e Mato Grosso do Sul.

ATIVIDADES FORMATIVAS

As atividades formativas desempenharam um papel crucial durante esse período, resultando na realização de 17 eventos educativos, todos gravados e disponíveis no canal do Cine Brasília no YouTube.

Dentre essas atividades, o FomentaCine, um evento de mercado e seminário voltado para projetos de cinema da Região Centro-Oeste, está entre as mais importantes ações do Cine Brasília sob a gestão compartilhada da Box Cultural. Ocorrido em julho de 2023, um dos destaques do evento foi o encontro entre a ANDAI – Associação Nacional Distribuidoras Audiovisuais Independentes com a Secretaria do Audiovisual (SAV/Minc), por meio da participação da Diretoria de Preservação e Difusão Audiovisual Daniela Fernandes.

As atividades contaram também com um espaço de formação com mesas, estudo de caso e masterclass com a participação de importantes nomes do audiovisual como Laís Santos Araújo, Karen Suzane, Rafaela Camelo, José Agripino e Bethania Maia. Por fim, as Rodadas de Negócios e os Pitchings de curtas em Finalização ratificaram o objetivo maior do FomentaCine de impulsionar a produção cinematográfica na região, proporcionando benefícios reais aos participantes e à indústria como um todo.

MELHORIAS ESTRUTURAIS

Os 18 meses de gestão compartilhada também foram marcados por uma série de melhorias estruturais, como a implementação de uma bilheteria digital, automação e manutenção do sistema de ar-condicionado, inovações no sistema de projeção, oferta de wi-fi público e gratuito, filtros de água, uma charmosa Cine Loja, a instalação de totens com a programação semanal, abertura de um canal de diálogo e divulgação de programação no Whatsapp. Ainda foram feitas outras melhorias, como pintura da sala de projeção, instalação de uma nova tela e troca do cabeamento das caixas de som, sinalização da caixa d’água, compra de storage (sistema de armazenamento de filmes)  em benefício de uma experiência cinematográfica de ainda maior excelência para o retorno breve do público ao Cine Brasília.

ACESSIBILIDADE

A acessibilidade foi palavra-chave desse período e conduziu a gestão a realizar adaptações estruturais cruciais, incluindo o reposicionamento estratégico de poltronas com braço móvel, a promoção da gratuidade de ingressos, a parceria com os aplicativos MobiLoad e MovieReading para fornecer legendas descritivas, LIBRAS e audiodescrição para alguns dos filmes exibidos, além do fornecimento de tablets e fones de ouvido para a utilização destes aplicativos durante a programação regular e sessões acessíveis com recursos projetados na tela.

O Cine Brasília também passou a oferecer um benefício significativo para pessoas com deficiência, permitindo sua entrada gratuita, com direito a um acompanhante, em todas as sessões mediante apresentação de laudo ou cadastro prévio. Além disso, medidas como a capacitação da equipe, visita técnica com PCDs para avaliação, cardápios e informações em braile, estacionamento reservado para pessoas com deficiência, acesso físico plano desde a rua, bilheteria adaptada, renovação da rota de piso tátil, rampas acessíveis, cadeiras de rodas disponíveis, acesso físico plano desde a rua e diálogo constante com a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social – DF e com a Prefeitura das quadras próximas ao Cine, para a adequação de calçadas, piso tátil, estacionamentos etc, para garantir acessibilidade em toda a região, garantiram que a experiência cinematográfica fosse genuinamente inclusiva.

CONTATO DIRETO COM O PÚBLICO

A interação direta e proativa com o público foi potencializada com a criação do Conselho Consultivo, um espaço permanente de participação social efetiva, de diálogo e escuta, que se reuniu mensalmente para absorver sugestões e feedbacks da comunidade de representantes setoriais.

Ao encerrar esse capítulo de 18 meses à frente da gestão do Cine Brasília, a Box Cultural celebra uma trajetória marcada pela transformação em vários aspectos. Durante esse período, a dedicação se refletiu não apenas na administração do espaço, mas também na busca contínua por inovação, inclusão e na promoção da cultura cinematográfica em Brasília.

 

SERVIÇO – CINE BRASÍLIA

Endereço: Asa Sul Entrequadra Sul 106/107 – Brasília, DF, 70345-400.

Mais informações com a Secretaria de Cultura e Economia Criativa do DF.
Telefone: (61) 3325-4037
E-mail: comunicacao@cultura.df.gov.br