Search

Com uma cinematografia pouco conhecida, o Festival do Cinema Neerlandês vai brindar o público de Brasília com cinco produções do país, que discutem tabus e celebram a diversidade. A mostra, que conta com filmes internacionalmente premiados, é uma realização da Embaixada do Reino dos Países Baixos, com entrada franca no Cine Brasília, a partir de segunda-feira (13/2). O Festival traz uma seleção de filmes recentes e inéditos de diretores reconhecidos como Paul Verhoeven, que abre o Festival com o filme “Black Book- A Espiã” (2006). Os ingressos serão distribuídos ao público uma hora antes de cada sessão.

Verhoeven, por exemplo, foi responsável por sucessos em Hollywood, como Robocop (1987), O vingador do Futuro (1990) e Instinto Selvagem (1992), entre outros. Depois de duas décadas volta a sua terra natal para contar a história de “A Espiã”. Um drama sobre a perseguição aos judeus durante a invasão nazista e que explora temáticas como traição e espionagem e tem no papel principal a atriz Carice van Houten, uma das atrizes sensação do cinema neerlandês e, reconhecida internacionalmente, pelo seu papel como Melisandre of Asshai, na série Game of Thrones.

Outro destaque da mostra é “Nr.10”(2021), do diretor Alex van Warmerdam, que também dirigiu o instigante “Borgman”. O filme conta a história do personagem Gunter e seu grupo de teatro, prestes a estrear uma peça. Outra película que será apresentada é “The Paradise Suíte” (2015), escrito e dirigido por Joost van Ginkel, o longa foi selecionado como representante dos Países Baixos para concorrer a uma vaga no Oscar de 2016.

Para fechar a seleção estão mais dois filmes: “I Don´t Wanna Dance” (2021), com direção de Flynn Von Kleist, que conta a história de um aspirante a dançarino adolescente que se vê dividido entre sua mãe, cada vez mais destrutiva, e a sua própria felicidade e “Soof” (2013), de Antoinette Beumer.  Uma comédia em que a personagem tem uma vida aparentemente perfeita, mas de repente começa a se questionar se é isso mesmo que ela quer.

O Embaixador do Reino dos Países Baixos, André Driessen falou com entusiasmo do evento. “É com grande prazer que apresentamos a produção cinematográfica do meu país com a realização da primeira edição do Festival do Cinema Neerlandês em Brasília. Convidamos a todos para prestigiar e aproveitar o evento, que conta com a parceria da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do GDF e Cine Brasília”, afirmou Driessen.

Programação

Dia 13 de Fevereiro – Segunda-feira
Sessão: 20:30h
Filme: Black book – A espiã/2006 /Guerra/Thriller /2h 26m
Sinopse: Rachel Rosenthal é uma cantora judia que, durante uma tentativa de fuga, perde toda sua família em um ataque alemão. Ela se apaixona pelo oficial alemão que ela deveria espionar e quando suspeitam de um traidor dentro da resistência, ela é forçada a escolher o lado onde a sua lealdade está.
Diretor: Paul Verhoeven
Gênero: Drama
Classificação indicativa: 16 anos

Dia 14 de fevereiro – Terça-feira

Sessão: 20:30
Filme: Nr.10- O número 10/2021/Mistério & thriller/Drama/1h 42m
Sinopse: Günter, encontrado em uma floresta alemã quando tinha quatro anos de idade, cresce em uma família adotiva. Quatro décadas depois, ele leva uma vida normal e ganha a vida como ator de teatro. Vive com a filha Lizzy e tem um caso com uma mulher casada. Ele não se pergunta muito sobre suas origens, até que um estranho em uma ponte sussurra uma única palavra em seu ouvido.
Diretor: Alex van Warmerdam
Gênero: Thriller
Classificação indicativa: 12 anos

Dia 15 de fevereiro – Quarta-feira
Sessão: 20:30h
Filme: The Paradise suíte/2015/Drama /2h 03m
Sinopse: O filme segue uma série de pessoas que, voluntariamente ou não, se mudam do exterior para Amsterdã: três meninas da Bulgária, que dizem que serão modelos para uma sessão fotográfica, mas acabam na prostituição, o homem africano Yaya, que perde seu emprego e se mete em problemas financeiros, o maestro musical sueco Stig, cujo filho Lukas desaparece, a criminosa de guerra sérvia Ivica, que agora dirige um bordel no distrito de luz vermelha de Amsterdã, e Seka, da Bósnia, que reconhece Ivica de seu passado. À medida que as histórias evoluem, elas se fundem e estas pessoas, cada uma com origens tão diferentes, terão que contar com suas novas amizades.
Diretor: Joost van Ginkel
Gênero: Drama
Classificação indicativa: 18 anos

Dia 16 de fevereiro – Quinta-feira
Sessão: 20:30h
Filme: I Don’t Wanna Dance – Eu não quero dançar/2021/Drama/1h 29m
Sinopse: Um aspirante a dançarino adolescente se vê dividido entre sua mãe, cada vez mais destrutiva, e sua própria felicidade. I Don’t Wanna Dance é um filme de drama holandês de 2021 dirigido por Flynn Von Kleist. O filme é baseado nas experiências da vida real do ator principal Yfendo van Praag.
Diretor: Flynn Von Kleist
Gênero: Drama
Classificação indicativa: 12 anos

Dia 17 de fevereiro – Sexta-feira
Sessão: 20:30h
Filme: Soof – Leassons of Love/ 2013/Drama/Romance/1h 40m
Sinopse: Soof está chegando aos 40 anos e tem tudo que sempre quis: três filhos, uma pequena empresa de catering, um doce marido Kasper e um lindo lar. Até que ela começa a se perguntar: “Isso é tudo o que existe?
Diretora: Antoinette Beumer
Gênero: Comédia, Romance
Classificação indicativa:16 anos

Precisa de ajuda?