Search

Um dia antes da data que marca o golpe militar no Brasil, o Cine Brasília promove sessão especial com debate de um documentário que nos remete a esse momento sombrio de nossa história e procura fazer uma reflexão sobre o período da Ditadura Militar, sob a perspectiva de como ela foi e permanece nos dias de hoje, construída na memória das pessoas. Memória Sufocada, dirigido por Gabriel Di Giacomo, será exibido na quinta-feira, dia 30, à 20h35. Após a sessão, o público poderá debater o tema com o diretor e convidados. O filme permanecerá em cartaz até o dia 05 de abril com sessões diárias.

Destaca-se que o diretor Gabriel Di Giacomo conseguiu o fato inédito de ser a primeira pessoa, junto com sua equipe, a filmar dentro do DOI-CODI de São Paulo. Memória Sufocada procura olhar a história da Ditadura Militar e a tortura no Brasil a partir da perspectiva do presente. Buscas na internet mostram narrativas distintas do passado, mas que iluminam os dias de hoje.

Uma das principais premissas do filme é a de que a informação e a desinformação estão ao alcance de todos. Muitos fatos são construídos nas redes sociais e a realidade é cada vez menos nítida. O filme indaga qual é a verdade histórica e como os fatos podem ganhar novas narrativas com o passar dos anos.

Precisa de ajuda?