Com entrada franca
, o Cine Brasília recebe esta semana a VI Mostra de Cinema Latino-Americano e Caribenho, com a participação de 16 países e um convidado especial, o Canadá. O brasiliense poderá assistir a importantes e premiadas obras da Argentina, Barbados, Bolívia, Chile, Costa Rica, Cuba, El Salvador, México, Panamá, Paraguai, Peru, República Dominicana, Suriname, Trinidad e Tobago e Uruguai. A mostra, que  promoverá duas sessões diárias até o dia 29 de junho, será aberta oficialmente, na quinta-feira, dia 22, às 18h, com as presenças do presidente do Grupo dos Chefes de Missão da América Latina e Caribe, Embaixador Norman Lizano Ortiz, do Secretário de Estado de Cultura e Economia Criativa do DF, Bartolomeu Rodrigues, e do Secretário de Relações Internacionais do DF, Paco Britto.

Entra em cartaz com entrada gratuita, Deus e o Diabo na Terra do Sol, de Glauber Rocha, obra incontestável pela relevância e por tudo o que significa para o cinema brasileiro. A versão restaurada em 4K é resultado da união de esforços do produtor Lino Meireles com a diretora Paloma Rocha, filha de Glauber Rocha. A nova versão do filme teve sua estreia mundial, em 2022, na seção Cannes Classics, na 74ª Edição do Festival de Cannes. Curiosamente, Deus e o Diabo havia estreado mundialmente em 1964, na mostra competitiva do mesmo festival. É o segundo longa-metragem de Glauber, realizado dois anos depois de Barravento. Mas é Deus e o Diabo a obra que marca o apogeu do Cinema Novo, movimento inaugurado ainda nos anos 50, que marca a entrada do cinema brasileiro em sua fase adulta e moderna.

O Cinema Novo de Glauber revolucionou a herança do Neorrealismo italiano que, sem dúvida, influenciou profundamente filmes como Rio 40º (1955) e Rio Zona Norte (1957), ambos de Nelson Pereira dos Santos, pioneiro do movimento. Deus e o Diabo é uma criação barroca, terceiro-mundista, com influências da Nouvelle Vague francesa, especialmente Godard, da vanguarda russa de Eisenstein, da literatura de cordel, do documentário social, do teatro simbolista e ainda do western. É ver para crer. Glauber foi o apóstolo principal desta segunda etapa do Cinema Novo, manifestada em todos os seus filmes posteriores, assim como em seus escritos. Tinha o dom da polêmica e gostava de dizer que era partidário de “uma cultura em transe”, definição que vinha ao encontro de seu filme Terra em Transe, rodado em 1967.

Bem-Vindos de Novo, de Marcos Yoshi, conta a saga dos dekasseguis, descendentes japoneses que têm a entrada facilitada na “terra do sol nascente” para atuar na linha de produção de diversas fábricas. Apesar das condições precárias de trabalho e da carga horária excessiva, diversos brasileiros com traços asiáticos embarcam nessa jornada por um salário maior do que aquele que recebiam no Brasil. Bem-Vindos de Novo é um filme simples, mas que traz questões muito importantes sobre identidade e pertencimento. O documentário acompanha a reconexão entre o casal descendente de japoneses Yayoko e Roberto Yoshisaki e seus três filhos, que foram deixados aos cuidados dos avós por 13 anos, enquanto os pais trabalhavam no Japão. A complexa reconstrução afetiva familiar é documentada pelo filho, o diretor Marcos Yoshi.

Yoshi utiliza imagens antigas para criar empatia com os espectadores São vídeos e fotografias da sua família em períodos de férias. Ele conta que os pais tinham uma loja de cosméticos em Cidade do Leste no auge do plano real. Trabalhavam muito e prosperaram financeiramente. Quando Marcos e suas duas irmãs eram adolescentes, sem que ele entendesse bem os motivos, os pais decidiram migrar para o Japão, deixando os filhos aos cuidados dos avós. O plano era juntar dinheiro, trabalhando em fábricas, e retornar ao Brasil depois de dois anos. Ficaram treze anos longe dos filhos. Quando voltaram, o filho já estava formado em cinema. Ele registra o reencontro e a reaproximação familiar.

 

SESSÃO ACESSÍVEL

A sessão acessível, realizada no último sábado de cada mês, às 14h, vai exibir o documentário Maria Luiza, dirigido por Marcelo Díaz, com produção da Diazul de Cinema. O longa apresenta a história de Maria Luiza, cabo da FAB durante 22 anos e aposentada por invalidez, após assumir sua condição de transexual. O filme aborda os conflitos, desilusões e conquistas da protagonista em seu processo de busca de identidade como transexual e investiga os motivos pelos quais ela foi impedida de continuar a exercer sua atividade militar como mecânica de aviação e realizar seu sonho: vestir a farda feminina.

O longa Maria Luiza conta com os recursos de audiodescrição, legendas e janela de libras para pessoas com deficiência e sala à meia luz e som mais baixo para pessoas com Transtorno do Espectro Autista. A sessão acessível vem para atender necessidades mais específicas, mas faz parte de um conjunto de recursos disponíveis no Cine Brasília. A entrada é gratuita.

 

OFICINA 

Os realizadores brasilienses Bruno Victor e Marcus Azevedo ministram a oficina O Corpo Negro LGBTQIA+ no Cinema, online, no dia 28 de junho, das 10h às 12h. A oficina pretende discutir o cinema negro e como realizadores negros e negras estão narrando as trajetórias de personagens LGBTQIA+ na cinematografia brasileira. Questões como identidade, representação, espacialidade e protagonismo são temas centrais da oficina. Bruno e Marcus informam que a base teórica do curso é formada por importantes nomes que ao longo da história se dedicam a investigar o assunto. Entre eles, Noel dos Santos Carvalho, Joel Zito Araújo, Denilson Lopes, Jota Mombaça, Grada Kilomba e Osmundo Pinho.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até o próximo dia 26 de junho, através do preenchimento deste formulário aqui.

 

PARA CRIANÇAS

A sessão infantil do Cine Brasília exibe Super Mario Bros – O Filme, animação de grande sucesso, dirigida por Aaron Horvath e Michel Jelenic. O longa é uma adaptação da série de videogames Super Mario Bros. O filme possui os recursos de acessibilidade legendas, audiodescrição e janela de Libras através do aplicativo MobiLOAD.

 

SELEÇÃO DE CURTAS CINE BRASÍLIA

O delicioso curta-metragem O Pequeno Chupa-Dedo, de  Emanuel Lavor e Pedro Buson. Em uma noite de histórias assombradas, uma mãe cansada e seu filho pequeno despertam um terrível e sanguinário monstro que vive debaixo da cama.O curta será exibido na mesma sessão do longa Deus e o Diabo na Terra do Sol, seguindo com o compromisso de semanalmente exibir um filme da Seleção de Curta-metragem da Chamada Pública do Cine Brasília acompanhando um longa programado.

 

PROGRAMAÇÃO

QUINTA-FEIRA (22/06/2023)

10h00 – Super Mario Bros – o Filme
13h45 – Bem-Vindos de Novo
16h00 – O Pequeno Chupa-Dedo (curta) + Deus e o Diabo na Terra do Sol 19h00 – Tenho Sonhos Elétricos (MOSTRA DE CINEMA LATINO-AMERICANO E CARIBENHO)
21h00 – Cuidando do Sol (MOSTRA DE CINEMA LATINO-AMERICANO E CARIBENHO)

SEXTA-FEIRA (23/06/2023

10h00 – Super Mario Bros – o Filme
13h45 –Bem-Vindos de Novo
16h00 – O Pequeno Chupa-Dedo (curta) + Deus e o Diabo na Terra do Sol
18h30 – Allende em seu Labirinto (MOSTRA DE CINEMA LATINO-AMERICANO E CARIBENHO)
20h15 – Bem-vinda Violeta! (MOSTRA DE CINEMA LATINO-AMERICANO E CARIBENHO)

SÁBADO (24/06/2023)
10h00 – Super Mario Bros – o Filme
14h00 – Maria Luiza (SESSÃO ACESSÍVEL)
16h00 – O Pequeno Chupa-Dedo (curta) + Deus e o Diabo na Terra do Sol
18h30 – Amanhã não Esqueças (MOSTRA DE CINEMA LATINO-AMERICANO E CARIBENHO)
20h30 – Fire in Babylon (MOSTRA DE CINEMA LATINO-AMERICANO E CARIBENHO)

DOMINGO (25/06/2023)
10h00 – Super Mário Bros – o Filme
15h00 – Bem-Vindos de Novo
17h30 – A Teoria dos Vidros Quebrados (MOSTRA DE CINEMA LATINO-AMERICANO E CARIBENHO)
19h15 – Morango e Chocolate (MOSTRA DE CINEMA LATINO-AMERICANO E CARIBENHO)

SEGUNDA-FEIRA (26/06/2023)
13h45 –Bem-Vindos de Novo
16h00 – O Pequeno Chupa-Dedo (curta) + Deus e o Diabo na Terra do Sol
18h30 – Dias Verdes à Beira do Rio (MOSTRA DE CINEMA LATINO-AMERICANO E CARIBENHO)
20h15 – Condenação Máxima (MOSTRA DE CINEMA LATINO-AMERICANO E CARIBENHO)

TERÇA-FEIRA (27/06/2023)
10h00 – Super Mário Bros – o Filme
13h45 – Bem-Vindos de Novo
16h00 – O Pequeno Chupa-Dedo (curta) + Deus e o Diabo na Terra do Sol
18h30 – As Pupusas – Capítulo (MOTRA DE CINEMA LATINO-AMERICANO E CARIBENHO)
19h15 – O Preço do Açúcar (MOTRA DE CINEMA LATINO-AMERICANO E CARIBENHO)

QUARTA-FEIRA (28/06/2023)
10h00 – Super Mário Bros – o Filme
13h45 – Bem-Vindos de Novo
16h00 – O Pequeno Chupa-Dedo (curta) + Deus e o Diabo na Terra do Sol
18h30 – A Linguagem é uma História de Amor (MOTRA DE CINEMA LATINO-AMERICANO E CARIBENHO)
20h15 – Os Buscadores (MOTRA DE CINEMA LATINO-AMERICANO E CARIBENHO)

Curtiu a programação?  Acompanhe os horários no site e aproveite para assistir importantes obras do audiovisual ao longo da semana. Desde 2022, a casa do cinema brasileiro possui uma nova gestão compartilhada entre a OSC Box Cultural e a Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal. O espaço cultural segue sob a direção geral de Sara Rocha e curadoria de Sérgio Moriconi.

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