O Secretário de Cultura e Economia Criativa, Claudio Abrantes, afirmou que estão em andamento os trâmites para a construção do anexo do Cine Brasília. O espaço já constava do projeto original do arquiteto Oscar Niemeyer.

Abrantes informou que houve uma reunião entre a SECEC e a Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação do DF (SEDUH) para tratar do concurso público de arquitetura para escolha do projeto do anexo. Conforme o secretário, o edital do concurso público deve ser divulgado nas próximas semanas.

“Este é um pedido antigo da comunidade cultural e que, agora, tem tudo para sair do papel. Este concurso visa a contratar o projeto, que será voltado para uma espécie de memorial, com salas de discussão, por exemplo. É também uma vocação do Cine Brasília formar uma cinemateca. O novo espaço, inclusive, poderá abrigar o acervo do cineasta Vladimir Carvalho”, disse Cláudio Abrantes.

De acordo com o professor e cineasta Sérgio Moriconi, “é muito importante que esta ideia tenha voltado, com a ampliação do Cine Brasília abrindo outras pequenas salas de cinema, salas de discussão, biblioteca. Necessitamos, acima de tudo, de uma cinemateca em Brasília. Nossa cidade tem uma história heroica, com cinegrafistas que documentaram a construção de Brasília desde o início. Então, a cinemateca seria essa lugar de memória, dinâmico, de discussão do cinema de Brasília e da guarda de todas as obras cinematográficas e fotográficas que documentaram a cidade – e que a documentarão no futuro também”, disse.

Fique atento às redes sociais da SECE para outras informações:
@sececdf
cultura.df.gov.br/

Precisa de ajuda?