12º Curta Brasília – Festival Internacional de Curta-metragem começa nesta quinta (12) com mais de 100 filmes, mostra infantil e experiências com realidade virtual

De 12 a 15 de dezembro, o Distrito Federal se tornará o pólo das produções de curta-metragens brasileiros, com a décima segunda edição do Festival Curta Brasília, no Cine Brasília. Realizado anualmente pela Sétima Cinema, o Festival premia os melhores curtas e videoclipes produzidos a partir de janeiro de 2023, em duas categorias: Mostra Nacional de curtas-metragens e Mostra Decibéis de videoclipes.

Com uma extensa e diversificada programação, o festival tem uma proposta inovadora e de qualidade unindo cinema, tecnologia, música, entre outras artes, se destacando como uma experiência única entre público, obras e artistas. Durante quatro dias, o evento integra mostras de curta-metragens nacionais e internacionais, espaço dedicado a experiências em realidade virtual, workshops, oficinas, mercado de economia criativa, intervenções e performances artísticas.

Homenageando um grande e querido parceiro do Curta Brasília desde sua criação, o curta-metragem de abertura do Festival é uma produção inédita, um recorte da última entrevista do cineasta em vida. Marcia Zarur dirigiu “Vladimir Carvalho – Cinema e Memória”, filme que será exibido na quinta-feira (12) às 18h30.

Parceira do Festival Curta Brasília desde 2016, a artista brasiliense Gabriela Bilá volta ao Curta Brasília assinando a identidade visual do Festival, pautada sobre o Tempo com referências latinoamericanas para a construção dessa identidade.

Recorde de inscrições

Neste ano, o Festival Curta Brasília recebeu a inscrição de 1.153 produções, cuidadosamente analisadas pelas comissões de curadoria, sob coordenação de Arthur B. Senra, destes, a curadoria da Mostra Nacional selecionou 30 produções que vão concorrer na Mostra Nacional de Curta-metragem. Já para a Mostra Decibéis de Videoclipes, a curadoria, formada por André Gonzales e Marina Lima, selecionou 19 produções para a categoria.

Mostra Internacional 

Parceira do Festival desde 2016, a Embaixada da Espanha se destaca na programação desse ano. A convite da Embaixada, a banda “Pa’bailar de Buenas” abre a programação do Curta Brasília na quinta (12), a partir das 17h. Já no domingo (15), o festival abre as portas para o público na Mostra Espanha em Curtas, com quatro curtas espanhóis selecionados através da curadoria de Juan Montiel Rozas, que estará presente no Festival para um bate-papo sobre “Espanha no Setor Audiovisual Atual”, logo depois da mostra de cinema e dentro da sala do Cine Brasília. Ele dará um panorama e posicionamento para apoios financeiros para cooperação e intercâmbio cultural.

Programação infantil

No domingo (15) a tradicional Mostra Infantil Calanguinho abre as portas para as famílias a partir das 10h, com uma programação de filmes e videoclipes voltada para as crianças. Com apresentação do palhaço Ximbica, a Mostra conta com videoclipes, animações, ficções que dialogam com o público infantil, que será convidado para subir ao palco do Cine Brasília e votar na melhor história!

ESPAÇO CVR – REALIDADE VIRTUAL NO CURTA BRASÍLIA 

Pioneiro em trazer cinema de realidade virtual para o Brasil, o Curta Brasília conta com um espaço dedicado a filmes imersivos desde 2016. Em 2024, o Espaço CVR conta com mais de 20 experiências imersivas de 11 países: Austrália, Bélgica, Brasil, Bolívia, Chile, Colômbia, Espanha, Estados Unidos, França, Holanda e Peru.

À frente da curadoria do Espaço CVR de realidade virtual, Ana Arruda, diretora do Festival Curta Brasília e da empresa Sétima Cinema, realiza diversos projetos no Brasil e e no exterior, ao longo dos últimos anos, para democratizar o acesso a novas tecnologias. Um deles é a realização de mostras, oficinas, debates e laboratórios de cocriação para experimentação de linguagens entre artistas brasileiros e de outros países.

A próxima oficina irá acontecer no Sesc 504 sul, parceiro importante do Festival. Sexta-feira 13 de dezembro, de 14h às 16h, com acesso gratuito. As pessoas podem se inscrever via: https://www.sympla.com.br/oficina—cinema-realidade-virtual-e-possiveis-futuros-do-au diovisual__2744725. Não precisa ter conhecimento ou experiência prévia na área.

Para esta edição, o Espaço CVR conta com 3 eixos temáticos em sua programação:

Panorama Viajantes do Tempo

Por meio da realidade virtual e conectado ao tema desta edição : Tempo: passado-futuro, presente, o público poderá viajar no tempo com uma obra interativa que reúne a vida e as obras de Antônio Francisco Lisboa, “Aleijadinho Virtual — O Primeiro Artista Brasileiro”, maior mestre do barroco-rococó das Américas. O projeto foi dirigido pelo Francisco Almendra, que estará na Abertura do festival, e tem dois objetivos: trazer a obra e legado de Aleijadinho para o público do século XXI, e contribuir para a preservação do patrimônio material do artista, criando um registro digital 3D de alta definição de suas obras mais importantes.

Outro projeto, este criado pela produtora brasiliense Caixote Histórias Imersivas, VR.Zen tem uma proposta meditativa, focando em autoconhecimento, filosofia, espiritualidade e bem viver. Narrados por grandes pensadores brasileiros, como Monja Coen, Ana Claudia Quintana, Claudio Thebas e Waldemar Falcão, as experiências passaram por itinerância e doação de equipamentos VR para asilos de Brasília, em uma ação mais próxima com a melhor idade e dialogando com o tempo, memória e sentido da vida.

“O Sonho de Abdias” oferece um encontro com Abdias Nascimento, ativista e escritor, que dedicou sua vida à defesa dos direitos da população negra no Brasil. Uma experiência de força e reconexão com a autoestima e identidade, uma realização do Senado Federal e produção da Me Gusta Filmes e Caixote Histórias. O projeto teve sua estreia no dia 30 de novembro, Dia da Consciência Negra, colocando a realidade virtual dentro do Senado e aberto para a sociedade. Será a primeira vez que a estrutura será adaptada fora do Congresso Nacional para o Espaço CVR do Curta Brasília.

Parceiro do Festival desde a sétima edição, o realizador Steye Hallema terá seu filme “Amigo Imaginário”, uma realização entre Holanda e Bélgica, exibido gratuitamente tendo sua estreia no Brasil durante o festival. Nele você será convidado a interagir, criar laços e ajudar uma criança em um relacionamento único, que permeia perdas, medos e desconexão com a realidade.

E presente em mais um ano de edição, a Embaixada da Espanha no Brasil convida o público para assistir nesta edição o filme “Ceremony”, dirigido por Nacho Vigalondo. Nele faremos parte de uma experiência única, a combinação entre a mais moderna tecnologia e o mundo do entretenimento, redefinindo os limites da ficção e quebrando os padrões estabelecidos pelo cinema convencional.

Panorama MAIX Latinoamerica

O Curta Brasília é parceiro do MAIX (Movimiento de Arte e Investigación eXtendida) e trará experiências premiadas pela iniciativa de colaboração internacional para promoção de experiências e artistas latinoamericanos pelo mundo.

Estará presente no Festival o Rodolfo Arrascue, diretor peruano da experiência “Conexões Kene”, que também participará do debate de domingo (15) às 11h no Cine Brasília, com demais artistas, realizadores e público.

Outras experiências são Códice Futuro, do diretor colombiano Elder Manuel Tobar Panchoaga. Vale destacar obras dirigidas por mulheres, como o Hypha, experiência chilena dirigida por Natalia Cabrera e produzida por Selva Gonzalez; e o Prison X, dirigido pela boliviana Violeta Ayala.

Esse panorama latino conta com experiências que falam de possíveis futuros, com base na sabedoria de suas raízes e ancestralidades.

Panorama Políticas da Natureza (PoN)

O Panorama Políticas da Natureza (PoN), tradicional desde 2018, traz obras que buscam engajamento e reflexão sobre a natureza e mudanças climáticas por meio de novas tecnologias.

Em 2024, o Festival conta com as experiências brasileiras “Cativeiro”, dirigido por Tadeu Jungle, uma iniciativa do Instituto Arbo, numa ficção que fala sobre tráfico de animais silvestres; e a obra “Plantando o Futuro na Amazônia”, com a direção do TNC e Pindorama Filmes, sobre uma experiência imersiva que te leva para ver de perto como agricultores estão ajudando a restaurar a Amazônia.

Também estarão as experiências “Crescendo Juntos: Histórias de Resiliência em Tempos de Mudanças Climáticas”, “Sensorium para o Oceano Global” e a experiência, que faz sucesso entre as crianças, “Dive: Uma Jornada Inspiradora Pelas Áreas Marinhas Protegidas da Califórnia”, da Virtual Planet (EUA/Brasil), todas premiadas internacionalmente.

Integrado com a Mostra Decibéis de Videoclipes e dentro da temática “Políticas da Natureza”, o Espaço CVR contará com o clipe 360 “Legalize Já – Planet Hemp”, com direção de Rapha Erichsen.

A estreia de todos esses filmes imersivos na capital, será durante o Curta Brasília, que acontecerá no Cine Brasília, com entrada gratuita ao público. O evento começa quinta-feira, 12 de dezembro, a domingo, 15 de dezembro, das 18h às 22h, com acesso por ordem de chegada.

Confira a programação geral 

12 de dezembro (quinta-feira)
17h30: Banda Pa`Bailar de Buenas
18h30: Abertura
19h00: Filme Vladimir Carvalho – Cinema e Memória
19h30: Mostra Nacional de Curtas-metragens – Programa 1
21h30: Mostra Nacional de Curtas-metragens – Programa 2

13 de dezembro (sexta-feira) 
14h: Oficina – Cinema, Realidade Virtual e Possíveis Futuros do Audiovisual (Sesc 504 sul)
15h: Mostra AudioCine (Sesc 504 sul)
17h: Mostra Futuro-Passado, Presente – parte 1
17h: Debate: Roda de Conversa Mulheres do Cinema
18h30: Lançamento do Livro “Águas Correntes – Mulheres no Audiovisual do Centro-Oeste”
19h: Mostra Nacional de Curtas-metragens – Programa 3
21h: Mostra Nacional de Curtas-metragens – Programa 4
23h: Cine Tormenta

14 de dezembro (sábado) 
10h: Mostra Surdocine + Debate
15h: Mostra Futuro-Passado, Presente (parte 2)
17h: Mostra Tesourinha 19h: Mostra Nacional de Curtas-metragens – Programa 5
21h: Mostra Nacional de Curtas-metragens – Programa 6
23h: Decibéis

15 de dezembro (domingo)
10h: Mostra infantil Calanguinho
11h: Debate: Uma Cerveja Antes do Almoço
15h: Mostra Curta-me Mucho
17h: Mostra Espanha em Curtas + Palestra Juan Montiel
19h: Mostra Provocações
21h: Cerimônia de premiação (hall do cinema)

Premiação 

O Festival Curta Brasília, por meio do Júri Oficial e do Júri Popular, concederá aos filmes vencedores o “Troféu CURTA BRASÍLIA”, além do prêmio em dinheiro, nas seguintes categorias:

•  Prêmio do Júri Oficial para o melhor curta-metragem da Mostra Nacional de Curtas: R$ 6.500,00 (seis mil e quinhentos reais);
• Prêmio do Júri Popular para o melhor curta-metragem da Mostra Nacional de Curtas: R$ 6.500,00 (seis mil e quinhentos reais);
• Prêmio do Júri Oficial para o melhor videoclipe na Mostra Decibéis de Videoclipes: R$ 2.500,00 (dois mil e quinhentos reais);
• Prêmio do Júri Popular infantil para o melhor curta-metragem da Mostra Calanguinho: R$1.500,00 (mil e quinhentos reais).

O Festival Curta Brasília, por meio do Júri Oficial, concederá o “Troféu CURTA BRASÍLIA”, sem prêmio em dinheiro, para os filmes premiados nas seguintes categorias:

• Melhor Direção;
• Melhor Roteiro;
• Melhor Fotografia;
• Melhor Atuação;
• Melhor Montagem;
• Melhor Som;
• Melhor Direção de Arte.

Mais sobre o Festival: curtabrasilia@gmail.com | @festcurtabrasilia | www.curtabrasilia.com.br

Este projeto é realizado com recursos do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal. O Festival Curta Brasília é uma realização da empresa Sétima Cinema. O Festival conta com apoio cultural da Embaixada da Espanha e do Sesc/DF; Apoio cultural do Like Ü Hotel; Parceria local do Senado Federal; Apoio do Limonada Project, Beirute, Galeteria 108 Sul, Raízes Bar; e parceria do Cine Brasília, Box Cultural e da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do GDF.

Serviço

12° edição do Festival Curta Brasília 
Onde: Cine Brasília (106/107 Sul)
Quando: 12 a 15 de dezembro
Entrada franca

 

Precisa de ajuda?