Figurando entre os mais icônicos cinemas de rua do país em pleno funcionamento, o Cine Brasília é parte do projeto arquitetônico de Oscar Niemeyer, integrante do Quadrilátero Modelo de Lúcio Costa e foi inaugurado em 22 de abril de 1960, um dia depois da cidade-utopia. A motivação modernista, a arquitetura única e as oportunidades naturais de uma capital em construção já faziam de Brasília inspiração para uma série de diretores, cineastas e pensadores do cinema.
Com a vinda de Paulo Emílio Salles Gomes a convite de Darcy Ribeiro para a fundação do curso de cinema na Universidade de Brasília (1965), a cidade confirma de vez sua vocação para as artes cinematográficas, e o Cine Brasília torna-se casa para as revoluções do cinema nacional. No mesmo ano funda-se a Semana do Cinema Brasileiro, que daria origem ao Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, o mais político, longevo e vibrante festival do nosso cinema, que no Cine Brasília fez lar desde a primeira edição.
Um dos mais importantes equipamentos culturais de exibição cinematográfica da América Latina, o Cine Brasília recebeu o título de “Patrimônio Mundial da Humanidade” em 1987. Sua dimensão histórica se confunde com a trajetória do cinema local e nacional. O espaço possui a expressão simbólica e estética da capital do país, seja pela arquitetura ou por suas especificidades como sala de projeção, que proporciona ao espectador uma experiência cinematográfica de excelência.
Ao longo de 36 meses, a Box Cultural é a organização da sociedade civil responsável pela nova gestão do Cine Brasília, realizada de forma compartilhada com a Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal. Box Cultural é uma entidade de estudo, pesquisa, produção, montagem e apresentação de peças teatrais, shows musicais, obras cinematográficas, obras fotográficas e obras audiovisuais, fundada em 1997.
Sob direção geral de Sara Rocha, a parceria celebrada prevê ações de preservação e modernização do Cine Brasília, implementação de rede wi-fi gratuita para todos os usuários, café com espaço para reuniões e leitura, ampliação dos produtos da CineLoja com curadoria colaborativa, novos programas de fidelização do público, ações de acessibilidade, dentre outras iniciativa.
Além das mudanças infraestruturais, no campo da programação, , sessões regulares exibirão desde filmes comerciais até lançamentos e pré-estreias de relevância nacional e internacional, além de parcerias com festivais e mostras do DF e de outros estados do Brasil. Serão selecionados curtas-metragens para exibição em todas as sessões regulares (com pagamento de cachê para os diretores). E haverá espaço para programação e mostras de cinema negro, LGBTQIA+, de produção de pessoas com deficiência e mostras especiais para as escolas públicas.
Também estão no planejamento ações de formação como laboratórios audiovisuais, masterclasses, oficinas de audiovisual, núcleo de desenvolvimento de projetos e seminário em parceria com a Universidade de Brasília e o IFB – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília. O programa inclui ainda atividades voltadas para o público infantil e ocupação da área externa durante o período de seca no Distrito Federal.
Para incrementar o mercado e as articulações, haverá espaço para rodada de negócios, edições do Café Conexão com players de todo o Brasil, pitches voltados para a apresentação de projetos previamente selecionados a agentes do mercado audiovisual brasileiro e encontros setoriais com entidades como CONNE – Conexão Audiovisual Centro-Oeste, Norte, Nordeste, API – Associação das Produtoras Independentes do Audiovisual Brasileiro e ABCV – Associação Brasiliense de Cinema e Vídeo.
Direção Geral: Sara Rocha
EXECUTIVA, ATIVIDADES FORMATIVAS E MERCADO
Produção Executiva e Programação de Atividades Formativas e de Mercado: Daniela Marinho
Assistente de Produção-Executiva: Matheus Lima
Produtor de Atividades Formativas e de Mercado: Bianca Novais
ADMINISTRATIVO FINANCEIRO
Coordenação Geral de Administração: Cirila Targhetta
Coordenação Geral de Finanças: Tati Bittar
Assistente Administrativo (contratos): Marina Miranda
Assistente administrativo (distribuidoras): Aline Cardoso
Secretária Executiva: Dora Simões
OPERAÇÃO E ATENDIMENTO
Gerência de Operação e Atendimento: Guilherme Marinho
Produtora de Atendimento: Alice Godoy
Assistente de Produção – Eventos: Tauina Boiba
Assistente de Produção – Eventos: Thais Moreira
Assistente de Produção – CineLoja: Leonardo Peixoto
BILHETERIA/MONITORIA
Monitora: Juh Sobrinho
Monitora: Luciana Rocha
Bilheteiro: Guilherme Moreira
Bilheteria: Kauany Cabral
CURADORIA E PROGRAMAÇÃO
Gerência de Programação e Curadoria de Curtas-metragens: Rafaella Rezende
Curadorias Temáticas, de Curtas e Artísticas: Bruno Victor
Produtora de Programação: Marianne Marinho
Assistente de Produção – Acessibilidade: Isaac Marques
Curadoria de Curtas-metragens: Bruno Victor
MANUTENÇÃO, TÉCNICA E INFRAESTRUTURA
Gerência de Manutenções, Técnica e Infraestrutura: Tadeu de Brito
Supervisão Técnica de Projeção: Alexandre Barros
Supervisor de Projeção: Thiago Cardoso
Supervisor de Serviços de Apoio e Infraestrutura: Derlon Dreyfus
Projecionista: Mauro Dionísio
Projecionista: Vyctor Gabriel
Projecionista: Sérgio Araújo
COMUNICAÇÃO
Agência Um Nome: Amanda Bittar, Guilherme Tavares, Luana Angreves, Pamella Bacelar, Bruna Silva, Marco Gramignolli e Anna Tulie
Desenvolvimento da logo: Manufatura
Administrativo/Recepcionista: Maria de Fátima Prado
Projecionistas: Sérgio Araújo Lisboa
Dimpec Secult: Hélio Muniz
Assistente técnico de manutenção: Joselito Japão
Programa Territórios Culturais: Michelle Cheibub
Coordenador do Audiovisual: Francisco Márcio
Secretaria de Cultura e Economia Criativa: Claudio Abrantes
Bruno Victor (Distrito Drag)
Jaqueline Fernandes e Cinthia Santos (Instituto Afrolatinas)
Raylson Chaves (APAN – Associação de Profissionais do Audiovisual Negro)
Paulo Lafayette (Consultor PcD)
A Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Governo do Distrito Federal (SECEC/GDF) lançou, em 22 de fevereiro de 2024, o Edital de Chamamento Público nº 8/2024 para selecionar uma Organização da Sociedade Civil (OSC) para realizar “Programação e Gestão Compartilhada do Cine Brasília”, pelo período de 36 meses.
Em 17 de abril de 2024 a SECEC divulgou o resultado do Chamamento Público e anunciou a Box Cultural como a OSC vencedora do certame público. Na sequência, a Administração Pública homologou o resultado em 24 de abril de 2024 e no dia 25 de maio de 2024 foi assinado o Termo de Colaboração entre as duas instituições.
Conforme o Termo de Colaboração assinado entre as partes, a Box Cultural foi a OSC responsável pelas etapas de pré-produção, produção e prestação de contas da “Programação e Gestão Compartilhada do Cine Brasília”, e pela gestão administrativa e financeira dos recursos de financiamento do projeto, em observância dos princípios da legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade, economicidade e eficiência.
Visando dar maior transparência à utilização dos recursos públicos destinados à realização do projeto em questão, e atendendo aos dispositivos de transparência previstos nos artigos 79 e 80 do Decreto de nº 37.843/2016, a Box Cultural divulga neste espaço as seguintes informações: data de assinatura, identificação do instrumento e do órgão da administração pública responsável; nome da organização da sociedade civil e seu número de inscrição no CNPJ; descrição do objeto da parceria; valor total da parceria e valores liberados; situação da prestação de contas da parceria; e os valores das metas da planilha financeira do projeto.
PROGRAMAÇÃO E GESTÃO COMPARTILHADA DO CINE BRASÍLIA
Termo de Colaboração: Termo de nº 02/2024 celebrado com a Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal em 25/05/2024.
Extrato da Publicação do Termo de Fomento: Página 114 do Diário Oficial do Distrito Federal Nº 102, quarta-feira, 29 de maio de 2024.
Processo SEI/GDF: 00150-00000063/2024-19
Realização: Box Cultural inscrita no CNPJ sob o nº 01.649.307/0001-80
Data de execução: 28/05/2024 a 28/05/2027
OBJETO: Este instrumento tem por objeto executar a PROGRAMAÇÃO E GESTÃO COMPARTILHADA DO CINE BRASÍLIA, pelo período de 36 (trinta e seis) meses, cujos objetivos são: Disponibilização de equipes de profissionais que atendam as demandas de funcionamento do cinema; Disponibilização de Programação Fílmica Comercial; Exibição de estreias de filmes nacionais e/ou internacionais; Exibição de Mostras Temáticas e Festivais; Disponibilização de sistema de cobrança de ingressos por meio de bilheteria eletrônica; Disponibilização de pautas para a realização de eventos ou programas realizados e/ou apoiados pela SECEC/DF; Propostas de sessões específicas para projetos educacionais realizados e/ou apoiados pela SECEC/DF; Disponibilização de pauta para teste de projeção de filmes; Realização de manutenção ordinária de equipamentos do sistema de projeção e, ainda, aquisições de equipamentos, se necessário; Realização de manutenção ordinária do Cine Brasília; Realização de manutenção ordinária dos equipamentos de segurança e prevenção a incêndios; Realização de debates e outras atividades formativas; Realização de exibições contribuindo para a democratização da acessibilidade audiovisual; Gerenciamento de arquivos digitais; Realização de ações de Comunicação e Promoção e Realização de ações de preservação do patrimônio tombado, conforme Plano de Trabalho (140886027).
Previsão de término da parceria e prestação de contas: 28/05/2027
Valor da Parceria: R$ 6.000.000,00 (seis milhões de reais).
Desembolso de recursos pela SECEC/DF:
Parcela 1: R$1.000.000,00 (um milhão de reais) – Na assinatura do Termo de Colaboração;
Parcela 2: R$ 1.000.000,00 (um milhão de reais) – 23/11/2024;
Parcela 3: R$ 1.000.000,00 (um milhão de reais) – 23/05/2025;
Parcela 4: R$ 1.000.000,00 (um milhão de reais) – 23/11/2025;
Parcela 5: R$ 1.000.000,00 (um milhão de reais) – 23/05/2026;
Parcela 6: R$ 1.000.000,00 (um milhão de reais) – 23/11/2026.
Valor da remuneração da equipe de trabalho, as funções que seus integrantes desempenham e a remuneração prevista para o respectivo exercício (Incluído pela Lei nº 13.204, de 2015) podem ser consultadas AQUI (Plano de Trabalho).
SOBRE A BOX CULTURAL
A Box Cultural, é uma entidade de estudo, pesquisa, produção, montagem e apresentação de peças teatrais, shows musicais, obras cinematográficas, obras fotográficas, obras audiovisuais, dedicando-se também a outras atividades culturais, educacionais, e na área de comunicação social e marketing, com responsabilidade jurídica independente de direito privado e sem fins lucrativos. Criada em 1997, tem mais de 20 anos de sua existência, e já atuou nas mais diversas áreas das artes. Tem no seu portfólio documentários de exposições, espetáculos, produção musical e fotografias. Registrada na ANCINE como produtora brasileira independente, apresenta em seu corpo diretor a convergência de profissionais e produtoras de audiovisual, eventos e design, em Brasília, com o objetivo de viabilizar a realização de diversos tipos de projetos.