Premiado em importantes festivais internacionais, exibido na mostra competitiva do Festival de Berlim em 2021, o drama épico Fabian – O mundo está acabando estreia, com exclusividade, nas telinhas do Cine Brasília, na sexta-feira (6/1). Painel impressionante e “novelístico” de uma era que muitos definiram como “hedonística”, o filme mostra uma sociedade à beira de um abismo, mas com o foco voltado para as pessoas comuns. Estamos falando dos dias que antecederam a ascensão de Hitler. Mais precisamente o período de quatro anos entre a quebra do mercado de 1929 e o estabelecimento do nazismo na Alemanha em 1933. Baseado no romance de Kastner, Going to the Dogs: The Story of a Moralist, Fabian captura a angústia e o Weltschmerz (medo do mundo) da República de Weimar, tudo isso através das experiências de um jovem libertino, cujo choque da explosão da guerra definiria toda uma geração e cujos reflexos ainda podem ser sentidos nos dias de hoje.   

Nesta quinta-feira (5/1), o cinema estará fechado para manutenção. Porém, a partir de amanhã a programação do tradicional cinema brasiliense retorna a todo vapor.  Par os cinéfilos de plantão, a mostra VÁ E VEJA – Retrospectiva 2022 (última parte), prossegue durante a primeira semana de 2023 trazendo alguns dos filmes mais apreciados nas semanas anteriores, como Drive My Car, de Ryūsuke Hamaguchi, Com Amor e Fúria, da prestigiosa realizadora francesa Claire Denis, A Boa Mãe, de Hafsia Herzi, O Perdão, das diretoras Behtash Sanaeeha e Maryam Moghaddam e, finalmente, Paloma, de Marcelo Gomes, obra sensível sobre uma agricultora analfabeta, negra e transexual, baseado num impressionante fato real.

 Aftersun permanece na programação regular do Cine Brasília. Também em exibições regulares, especialmente para o público infantojuvenil, O Tesouro do Pequeno Nicolau, em versões dublada (na sessão matutina) e original com legendas em português (nas sessões da tarde são destaques neste período de férias para o publico infantil e jovem. 

Os ingressos para as sessões que acontecem entre o dias 29 de dezembro e 4 de janeiro podem ser comprados através do site ingresso.com e também nas bilheterias do Cine Brasília.

A casa do cinema brasileiro possui uma nova gestão compartilhada entre a OSC Box Cultural e a Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal. Sob a direção geral de Sara Rocha e a curadoria de Sérgio Moriconi, o espaço cultural celebra o início de um novo ciclo.

Precisa de ajuda?