Search

Entre os dias  26 a 28 de julho de 2023, o Cine Brasília recebe a primeira edição do FomentaCine, um evento de mercado e seminário voltado para projetos de Cinema da Região Centro-Oeste.

 

O foco desta edição será a distribuição independente, assim será promovido um Encontro entre a ANDAI – Associação Nacional Distribuidoras Audiovisuais Independentes com a Secretaria do Audiovisual (SAV/Minc), por meio da participação de Daniela Fernandes, da Diretoria de Preservação e Difusão Audiovisual.

Com objetivo de desenvolver os realizadores do Centro-Oeste, o FomentaCine terá um espaço de formação com mesas, estudo de caso e masterclass. No dia 26/07 às 10h30 a atividade será uma mesa sobre: Financiamento Internacional para Projetos em Desenvolvimento, com Laís Santos Araújo, Karen Suzane e Rafaela Camelo; no dia 27/07 às 10h o estrategista José Agripino realiza a Masterclass: Campanha de Marketing de Redes Sociais para Cinema; e no dia 28 às 14h, para finalizar a programação teremos o estudo de caso de dois filmes do Centro-Oeste: “Rumo” e “Parque Oeste”, com a participação da Bethania Maia.

Além disso, as Rodadas de Negócios se darão no modelo de Encontro de Coprodução e Conexão Regional, formato já validado no Mercado SAPI, que tem como objetivo criar um ambiente acolhedor e propício à criação de negócios e encontros, que possam tanto gerar parcerias entre distribuidoras e produtores, quanto entre os próprios produtores. Os realizadores selecionados para as Clínicas terão a oportunidade de trabalharem os seus projetos ao longo dos dias 26 e 27 de julho para uma apresentação mais estruturada durante esse Encontro, a ser realizado no dia 28 de julho, às 10h. Ademais, os nove projetos participantes da Clínica serão contemplados com inscrição gratuita nas rodadas de negócio do Mercado Sapi, além de concorrerem a um prêmio correspondente ao valor de R$ 10.000,00 (dez mil reais) em locação de equipamento na Locadora Aicon Cinematográfica. Essa atividade será exclusiva aos participantes selecionados e convidados.

Por fim, o evento ainda contará com Pitchings de curtas em Finalização, que ocorrerão no dia 27 de julho, dentro da sala de cinema do Cine Brasília. A atividade será aberta a estudantes de cinema e audiovisual da cidade, mediante inscrição. Cada projeto se apresentará em 20 minutos e ao final, serão premiados os destaques com os seguintes prêmios: i.Prêmio em dinheiro no valor de R$ 5.000,00 (cinco mil reais); ii. 02 diárias de Correção de Cor, 02 diárias de On-line + Masterização, 01 DCP,  na DOT; iii. 16 horas de Mixagem na Mix Estúdios; iv. pré-licenciamento na Cardume Curtas (será licenciado na plataforma após a carreira em festivais).

 

Programação (atividades abertas ao público)


Dia 26/07 – quarta-feira
10h00 às 10h30  – Abertura
Apresentação geral das atividades, dos participantes, dos apoiadores, com fala especial de representantes do Cine Brasília, do Mercado Sapi e da Embaixada dos Países Baixos.
*atividade aberta ao público, mediante inscrição, capacidade 50 pessoas

10h30 às 12h30 – Mesa – Financiamento internacional no desenvolvimento de um longa metragem
Trata-se de uma mesa destinada a debater o financiamento da etapa de desenvolvimento de projetos de longa-metragem, que contará com a participação de Karen Carolina e Laís Santos Araújo, para falarem sobre Hubert Bals Fund e com participação de Rafaela Camelo, para falar do  fundo da região de Nouvelle-Aquitaine.
Mediação: Daniela Marinho
*atividade aberta ao público, mediante inscrição, capacidade 50 pessoas

18h – Fórum de Políticas Públicas voltado para Distribuição Independente
Encontro de Distribuidores (ANDAI – Associação Nacional Distribuidores Audiovisual Independente) com a Secretaria do Audiovisual (SAV/Minc). Teremos a participação da Diretoria de Preservação e Difusão Audiovisual, Daniela Fernandes, e de representantes das distribuidoras Livres Filmes, Embaúba Filmes, Vitrine Filmes, Descoloniza Filmes, O2 Play, Olhar Distribuidora e Lira Filmes.
*atividade aberta ao público, mediante inscrição, capacidade 50 pessoas

 

Dia 27/07 – quinta-feira
10h00 às 12h00  – Masterclass – Planejamento de redes sociais para lançamento do filme e campanha de marketing de redes sociais para cinema (métricas e investimentos).
Ministrante: José Agripino
Como pensar e desenvolver um plano de redes sociais para obras audiovisuais desde o desenvolvimento do projeto. Uso de redes sociais no mercado audiovisual e campanhas de marketing digitais para obras audiovisuais.
*atividade aberta ao público, mediante inscrição, capacidade 50 pessoas

10h às 16h30  – Pitching de Curtas em Finalização
As atividades dos Pitchings acontecerão no palco do Cine Brasília e serão acompanhadas por uma Banca dos Pitchings, formada por Ana Arruda, Luciana Dias e Luísa Caetano. As apresentações dos Pitchings serão abertas à plateia de estudantes de cinema participantes (apenas alunos previamente registrados acompanharão os Pitchings). Cada uma terá duração total de 20 minutos e ao final serão premiados os destacadas, o cronograma de apresentações segue abaixo:
Alerta Verde – 10h30 às 10h50
Aquilo que não se vê – 11h às 11h20
Ana e as Montanhas – 11h30 às 11h50
Insignia – 12h às 12h20
12h30 às 14h – Intervalo para almoço
Madre – 14h às 14h20
Malu e a máquina – 14h30 às 14h50
Sinal – 15h às 15h20
TransParentes – 15h30 às 16h
Das 16h às 16h30, será o encerramento e a Premiação
Local: Sala de Cinema do Cine Brasília voltado para 107 sul
*atividade aberta ao público, mediante retirada de ingresso

 

Dia 28/07 – sexta-feira
14h00 às 16h00
Mesa – Estudos de Caso dos filmes “Rumo” e “Parque Oeste”
Convidadas: Bethania Maia e Fabiana Assis
A diretora Fabiana Assis e a produtora Bethania Maia vão contar sobre a experiência de realização dos longa-metragens “Parque Oeste” e “Rumo”, com objetivo de compartilhar vivências que contribuam com os processo de demais realizadores ou para aqueles que tenham curiosidade sobre o processo de execução desses filmes.
Mediação: Lidiana Reis
*atividade aberta ao público, mediante inscrição, capacidade 50 pessoas

Todas as atividades de formação serão realizadas no Foyer Cine Brasília voltado para 107 sul


Programação (atividades exclusivas)


Dia 26/07 – quarta-feira
14h30 às 16h30 – Apresentação dos projetos da Clínica de Projetos
*atividade exclusiva dos participantes selecionados para a Clínica de Projetos
Nesta ocasião haverá uma apresentação dos projetos selecionados para a Clínica de Projetos Audiovisuais. Cada projeto terá 5 (cinco) minutos de fala e logo após começarão as consultorias. As consultorias se darão de maneira individualizada para cada projeto. Todos os projetos passarão pelas três consultoras, são elas: Lidiana Reis, Paula Gomes e Rafaela Camelo.

16h30 às 18h00 – Consultoria da Clínica de Projetos
*atividade exclusiva dos participantes selecionados para a Clínica de Projetos
Consultorias agendadas para os projetos selecionados, conforme cronograma recebido por cada participante.
Projetos participantes: Enigmas no Rolê, (des)Aparecido, Água Doce, Mulheres que Bordam, Os sonhos de Sônia, Divino, O Charme de Bibi, Salah.

 

Dia 27/07 – quinta-feira
14h00 às 16h30 – Consultoria da Clínica de Projetos
*atividade exclusiva dos participantes selecionados para a Clínica de Projetos
Consultorias agendadas para os projetos selecionados, conforme cronograma recebido por cada participante.
Projetos participantes: Enigmas no Rolê, (des)Aparecido, Água Doce, Mulheres que Bordam, Os sonhos de Sônia, Divino, O Charme de Bibi, Salah.

 

Dia 28/07 – sexta-feira
14h00 às 16h30 – Rodada de Negócios em formato de Encontro de Coprodução e Conexão Regional
*atividade exclusiva dos participantes selecionados para a Clínica de Projetos e convidados
Será oferecido um coffee break e em formato de uma grande Roda, todos participantes terão oportunidade de apresentar os seus projetos aos distribuidores participantes. As distribuidoras também poderão apresentar sua visão de negócio e atuação. O objeto é criar um ambiente amistoso para a criação de redes entre projetos do Centro-Oeste e as distribuidoras participantes do encontro, bem como possibilidade de redes de negócios entre os próprios realizadores e produtoras participantes.
Mediação: Daniela Marinho e Lidiana Reis
Distribuidoras Participantes:Livres Filmes, Embaúba Filmes, Vitrine Filmes, Descoloniza Filmes, O2 Play, Olhar Distribuidora e Lira Filmes.
Projetos Participantes: Enigmas no Rolê, (des) Aparecido, Água Doce, Mulheres que Bordam, Os sonhos de Sônia, Divino, O Charme de Bibi, Salah, Vermelho Bruto, Esquema 155, Teoria do Ímpeto, O Primeiro Paciente, Não Existe Almoço Grátis, Entressafra, Aviso.

O FomentaCine é uma realização do Cine Brasília, por meio da Box Cultural em parceria com a Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal, correalizado pelo Mercado Sapi e com apoio da Embaixada dos Países Baixos, Projeto Paradiso, Paradiso Multiplica, Sebrae-DF, Aicon Cinematográfica, DOT Cine, Mix Estúdios e Cardume Curtas.

 

Curtiu a programação?  Acompanhe os horários no site e aproveite para assistir importantes obras do audiovisual ao longo da semana. Desde 2022, a casa do cinema brasileiro possui uma nova gestão compartilhada entre a OSC Box Cultural e a Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal. O espaço cultural segue sob a direção geral de Sara Rocha e curadoria de Sérgio Moriconi.

📲 Siga o Cine Brasília no Instagram.

Precisa de ajuda?